Educação de infância: o que temos e o que queremos?


EDUTalks


20 de março de 2018

| Fundação Eugénio de Almeida

| Évora


Decorreu em Évora, no dia 20 de março de 2018, na Fundação Eugénio de Almeida, a terceira edição do ciclo de conferências EDUTalks, moderada pela jornalista Sofia Barciela, onde foi debatido o estado da Educação de Infância em Portugal.


programa

15.30h

Receção aos participantes


16.00h

Abertura
Alberto Amaral, Conselho Consultivo do EDULOG
Isabel Leite, Conselho Consultivo do EDULOG


16.15h

Painel I | Educação de Infância
Introdução ao tema e contextualização
Teresa Vasconcelos, ex-Diretora-Geral da Educação Básica
Pedro Cunha, Programa Gulbenkian Conhecimento
Assunção Folque, Universidade de Évora


17.00h

Coffee Break


17.15h

Painel II | Mesa Redonda: 
O que realmente importa numa Educação de Primeira Infância de Qualidade? | Moderadora: Sofia Barciela, jornalista

Pedro Cunha, Programa Gulbenkian Conhecimento
Teresa Vasconcelos, ex-Diretora-Geral da Educação Básica
Assunção Folque, Universidade de Évora
Ana Teresa Brito, Fundação Brazelton Gomes Pedro
Luís Ribeiro, Associação de Profissionais de Educação de Infância
Jorge Ascenção, Confederação Nacional das Associações de Pais


18.45h

Encerramento
Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora


oradores

Doutorada em Estudos da Criança/Educação Especial, pela Universidade do Minho (2009), é também Mestre em Ciências da Educação-Orientação da Aprendizagem (2003), licenciada em Educação Especial (1999) e Bacharel em Educação de infância (1986). Concluiu um estudo sobre formação e desenvolvimento profissional em Intervenção Precoce no Reino Unido e em Portugal, com Bolsa de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2013-2015). É membro do Conselho de Administração da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família desde a sua instituição, em 2010. É vice-presidente da Associação de Pedagogia Infantil, desde 2014 (entidade tutelar da ESEI Maria Ulrich), Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEI Maria Ulrich, e docente nos domínios da Educação de Infância e Intervenção Precoce. É investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS Nova e Associate Reserach Fellow no CEDAR - Centre for Educational Development, Appraisal and Research - Universidade de Warwick.

Maria da Assunção Folque é doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (2008), instituição onde realizou o Mestrado em Desenvolvimento da Criança e Educação de Infância (1995). Educadora de Infância de formação inicial, trabalhou com crianças em idade pré-escolar durante doze anos. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade de Évora onde dirige os cursos de Mestrado l em Educação Pré-escolar e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. É membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, da International Society for Cultural Historical Activity Research, e sócia do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. É autora de livros, capítulos de livros e diversos artigos relacionados à educação da infância e temas afins.

Presidente do Conselho Executivo da Confederação Nacional das Associações de Pais, desde 2012, é também conselheiro do Conselho Nacional de Educação. É ainda presidente do Conselho Executivo da Federação de Pais do Concelho de Gondomar, membro do Conselho Municipal de Educação de Gondomar e membro da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Licenciatura em Gestão Financeira e Pós-graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos, pela Universidade Católica do Porto. Tem ainda uma Pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, Pós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão, pela Universidade Fernando Pessoa e uma Especialização em Gestão Integrada de PME.

Presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância desde abril de 2016, sendo diretor dos Cadernos de Educação de Infância, única revista sobre educação de infância editada em Portugal. Na Direção Regional de Educação do Alentejo, onde esteve requisitado 9 anos, entre outros projetos, integrou as equipas que acompanharam as experiências de territorialização da educação, coordenou a Equipa de Expansão da Rede de Educação Pré-Escolar e foi representante na Comissão de Acompanhamento e Expansão da Oferta da Educação Pré-Escolar. Entre 2009 e 2011 foi Conselheiro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Licenciado em educação pré-escolar com duas pós-graduações em Administração Escolar.

Diretor-Adjunto do Programa Gulbenkian Conhecimento, na Fundação Calouste Gulbenkian, desde janeiro de 2018. Foi membro da OCDE Starting Strong Network e Subdiretor-Geral da Direção-Geral da Educação, desde março de 2012 até janeiro de 2018 e Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, entre setembro de 2010 e março de 2012. Coordenador da Equipa de Educação do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano - K' CIDADE, da Fundação Aga Khan Portugal, entre janeiro de 2008 e setembro de 2010, e Diretor do mesmo programa K' CIDADE entre 2005 e 2008. Tem um mestrado em Psicologia, com especialidade em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e uma licenciatura em Psicologia Educacional, pela mesma instituição.

Professora Coordenadora Principal com Agregação (aposentada) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa onde exerceu múltiplas funções na formação inicial, contínua e graduada de professores e educadores, na investigação, na prestação de serviços à comunidade e, finalmente, na Presidência do Conselho Científico. Exerceu profissionalmente como educadora de infância. Depois de um mestrado feito em Nova Iorque doutorou-se em Educação Pré-escolar e Elementar pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos). Foi nomeada, em Comissão de Serviço, Diretora-Geral da Educação Básica do Ministério da Educação (1996-1999) tendo sido responsável pelo Plano de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar. É autora e editora de diversas publicações a nível nacional e internacional. Tem exercido atividades de consultoria internacional a convite da OCDE (Holanda), Fundação Gulbenkian (Cabo Verde e Angola), Fundação Van Leer e Fundação Comenius (Polónia), e Fundação Soros (nos antigos países de Leste e em Timor).


COMUNICAÇÕES APRESENTADAS

Teresa Vasconcelos
Teresa Vasconcelos

A Educação de Infância em Tempos de Complexidade

DOWNLOAD
Pedro Cunha
Pedro Cunha

Qualidade na Educação de Infância

DOWNLOAD
Assunção Folque
Assunção Folque

Educação de Infância: o que temos e o que queremos

DOWNLOAD

temas em debate

principais momentos