A equidade no acesso à educação: o que mudou com a pandemia?
EDULOG
A pandemia de covid-19 deu uma muito maior visibilidade às diferenças económico-sociais, nomeadamente ao nível das condições de acesso à educação, embora não seja ainda claro quanto é que esse efeito decorreu da perceção pública e política acerca dessas desigualdades e quanto se deveu de um aumento real dessas mesmas desigualdades. Se é notório que a aprendizagem de todos os estudantes foi afetada pelas perturbações decorrentes da pandemia, parece incontroverso que essa perturbação não foi homogénea e que se manifestou muito mais em determinados grupos etários, socioeconómicos ou geográficos. Assim, a pandemia terá contribuído para exacerbar diferenças e desigualdades existentes no sistema educativo, nomeadamente porque tornou o processo de aprendizagem de cada estudante mais dependente dos seus contextos e enfraqueceu a capacidade da escola e dos professores para mediarem o impacto desses diferentes contextos individuais. Os textos apresentados incidem sobre este tema que foi o impacto da pandemia nas aprendizagens dos alunos.
Edutalks #10
Com a participação de:
Alberto Amaral
Daniel de Carvalho
Eduardo Marçal Grilo
Maria de Lurdes Rodrigues
Pedro Teixeira
Tiago Brandão Rodrigues
Autor: EDULOG
Título: A equidade no acesso à educação: o que mudou com a pandemia?
Coleção: EDUTalks
Número: 10
Ano de edição:
2021
Dimensões:
17 x 0,5 x 24,4 cm
Encadernação:
Capa mole
Páginas: 43
Depósito legal: 485930/21
ISBN: 9798531989239