Gestão Escolar e Melhoria das Escolas
O que nos diz a investigação
Ilídia Cabral | José Matias Alves
A obra coordenada por Ilídia Cabral e José Matias Alves ajuda-nos a evitar estes três desvios e a manter um equilíbrio necessário entre os três vértices do triângulo. Alguns capítulos valorizam o conhecimento científico, através de sínteses bem elaboradas, pondo em destaque a importância da gestão escolar para a melhoria das escolas. Outros capítulos, sobretudo aqueles que apresentam os estudos empíricos, permitem compreender a realidade das escolas e as “vozes” dos seus gestores. As recomendações elaboradas em várias passagens da obra articulam um pensamento que cruza o conhecimento e o estudo das situações concretas com as políticas públicas. Estamos perante um trabalho de grande relevância, que ajuda a pensar os temas da gestão escolar e da melhoria das escolas num tempo marcado por muitas incertezas, e pela convicção generalizada de que vai haver grandes mudanças na educação.
António Nóvoa
(excerto do prefácio)
Ilídia Cabral
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa na área de aprofundamento da Administração e Organização Escolar. Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia e Coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME).
José Matias Alves
Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa. Coordenador do Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia-UCP.
Título: Gestão Escolar e Melhoria das Escolas: o que nos diz a investigação
Coordenação: Ilídia Cabral e José Matias Alves
Autores: Antonio Bolívar, Ilídia Cabral, Joaquim Machado, José Matias Alves, Mireia Tintoré, Rosário Serrão Cunha e Rui Lourenço-Gil
Prefácio: António Nóvoa
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2020
N.º de páginas: 182
ISBN: 978-989-8151-57-5
Dimensões: 140x215x9mm