Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?
EDULOG
Em 2017/2018 teve lugar, em Portugal, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). Baseado no pressuposto de que promover sucesso escolar significa promover melhores aprendizagens para todos, o PAFC concretiza-se na possibilidade de as escolas organizarem as práticas de trabalho pedagógico de uma forma mais flexível, mais cooperada e mais contextualizada ao perfil de cada escola e de cada território.
Mas estarão os professores motivados e preparados para alterar as suas práticas pedagógicas? Existirão condições nas escolas para a aplicação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular? Ariana Cosme (consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do novo modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular), Carlinda Leite (membro da equipa que acompanhou o Projeto de Gestão Flexível do Currículo), Filinto Lima (Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas) e João Barroso (responsável pelo estudo sobre “Autonomia e Gestão das Escolas” de 1997) debateram o tema na Edutalk realizada a 27 de março de 2019, no Auditório do Colégio Efanor, em Matosinhos.
Edutalks #6
Com a participação de:
Ariana Cosme
Carlinda Leite
Filinto Lima
João Barroso
Autor: EDULOG
Título: Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?
Coleção: EDUTalks
Número: 6
Ano de edição: 2019
Dimensões: 17 x 0,3 x 24,4 cm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 41
Depósito legal: 454596/19
ISBN: 9781091019393