+PRO

Medir, articular e valorizar o Ensino Profissional em Portugal


Universidade de Aveiro


Um projeto de investigação que tem como objetivo identificar e caracterizar os percursos de formação profissional em Portugal e os constrangimentos que lhes estão associados.

Coordenação Científica

Belém Barbosa


fev 2019

36 meses

7 investigadores


Sumário

O projeto permitirá a identificação e caracterização dos percursos de formação profissional em Portugal e dos constrangimentos que lhes estão associados, através da criação e validação de instrumentos e modelos de análise e a caracterização da situação existente, por forma a informar as políticas públicas relevantes. Os resultados serão disseminados através de publicações científicas e de outras iniciativas de divulgação (e.g., seminários) que maximizem o seu impacto junto dos vários stakeholders.

A metodologia a adotar é mista, combinando uma análise quantitativa e qualitativa, e inclui as perspetivas e experiências de vários intervenientes (professores, empregadores, pais, alunos, ex-alunos). O projeto englobará três fases iniciais (preparatória, validação prévia e confirmatória) com ênfase regional, e outras três (replicação, construção da rede e comunicação) de âmbito alargado para validação dos resultados e apresentação de conclusões representativas da realidade nacional.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Sistematização de dados estatísticos

Análise de dados qualitativos e quantitativos

Análise da oferta formativa profissional

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

+PRO: Medir, articular e valorizar o Ensino Profissional em Portugal


Identificação dos proponentes

Belém Barbosa
Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) | Professora Adjunta (Coordenadora do Projeto)


A equipa proponente é especializada em temáticas de educação, quer ao nível da investigação, quer da gestão. Os perfis dos proponentes garantem a nterdisciplinaridade, complementaridade de perspetivas e de funções a desempenhar, incluindo abordagens na área da gestão das organizações, economia, psicologia social, comportamento do consumidor, marketing, entre outros. Assim, na equipa estão pessoas com ampla experiência na criação e gestão de cursos (e.g., criação e direção de TESP, de licenciatura e de mestrado), na gestão de instituições de ensino (e.g., direção de departamento de universidade, reitoria), e na coordenação de estudantes (e.g., coordenação de mobilidade estudantil, orientação de estágios).

Ao nível da investigação, a equipa reúne competências de investigação ao nível da abordagem mista, quantitativa e qualitativa, complementada com experiência sólida na interação com a envolvente económica, social e política.

A Universidade de Aveiro é reconhecida pelo trabalho que desenvolve na área, como é exemplo o Observatório do Percurso Socioprofissional dos Diplomados da UA. O GOVCOPP foi avaliado pela FCT com a classificação Excelente, e tem a decorrer vários projetos de investigação relacionados com Educação, com os quais o projeto +PRO criará sinergias.


UNIVERSIDADE DE AVEIRO

A UA tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. A UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas, à excelência da sua investigação e corpo docente. A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas, e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.
https://www.ua.pt/page/151


GOVCOPP

A Unidade de Investigação em Gonvernança, Competitividade e Políticas Públicas tem como missão produzir investigação e conhecimento que contribuam para a eficiência e para as boas práticas na governança em contextos territoriais específicos: Europeu, nacional e regional. Reúne investigadores com diferentes perfis científicos por forma a responder a desenvolver metodologias e abordagens diversificadas aos desafios. Na última avaliação pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT) foi classificada como Excelente.
https://www.ua.pt/govcopp/