GPS4Success

Identificação Precoce de Alunos em Risco de (IN)Sucesso no 1.º Ciclo do Ensino Básico


Nova SBE | CIPES


Um estudo que, com uma abordagem baseada em técnicas de Data Mining, procura contribuir para a compreensão dos fenómenos do sucesso e insucesso no 1.º ciclo do ensino básico (CEB), numa perspetiva longitudinal.

Coordenação Científica

Ana Balcão Reis

Diana Dias


abr 2018

36 meses

9 investigadores


Sumário

O objetivo geral deste estudo é contribuir para a compreensão dos fenómenos do sucesso e insucesso no 1.º ciclo do ensino básico (CEB), numa perspetiva longitudinal. É importante conhecer quem são os estudantes e como os seus desempenhos são influenciados pelas suas características pessoais e familiares, e pela forma como interagem com o contexto escolar. Neste projeto procura-se, não só identificar os fatores que melhor explicam o insucesso escolar como também se propõe uma abordagem baseada em técnicas de Data Mining, com o objetivo de facilitar a identificação e priorização destes alunos em risco. Como resultado final pretende-se identificar, claramente, perfis previsionais de sucesso e insucesso, validados não só empírica, como conceptualmente, e criar um sistema de apoio à decisão eficiente que permita aos professores e aos gestores escolares identificar riscos e oportunidades para intervir intencional e precocemente na promoção do sucesso e na prevenção do insucesso escolar.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Análise Macro sobre os determinantes do insucesso escolar no 1.º CEB

Análise Micro através da aplicação de instrumentos a alunos do 3.º ano

Desenvolvimento de APP para identificação precoce de alunos em risco de insucesso

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

GPS4Success: Identificação Precoce de Alunos em Risco de (IN)Sucesso no 1º Ciclo do Ensino Básico


Identificação dos proponentes

- Equipa da Nova SBE -

Ana Balcão Reis
Professora Associada, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

Luís Catela Nunes
Professor Catedrático, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

Patrícia Xufre
Professora Auxiliar, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

António José Rodrigues
Professor Associado, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


- Equipa do CIPES -

Diana da Silva Dias
Investigadora Associada, Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Universidade do Porto Professora Associada com Agregação – Universidade Europeia

Diana Soares
Investigadora, Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Universidade do Porto | Professora Auxiliar, Universidade Europeia

Jorge Morais
Professor Auxiliar, Universidade Aberta | Investigador no INESC-Tec


- Entidades Parceiras do Projeto -

CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais

ANDAEP - Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas

ANP - Associação Nacional de Professores

Câmara Municipal de Cascais


Esta proposta de investigação corresponde a uma iniciativa conjunta entre duas equipas de investigadores: Nova SBE e CIPES.

NOVA SBE
O prestígio da NOVA SBE na investigação em Economia é reconhecido a nível nacional e internacional. A unidade de investigação a operar na NOVA SBE tem sido consistentemente avaliada com a classificação máxima de Excelente nas várias avaliações internacionais realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A NOVA SBE dispõe de recursos humanos e técnicos para a realização de projetos de investigação em economia de nível mundial. Os investigadores desta instituição publicam com frequência nas revistas mais prestigiadas em Economia. Os elementos centrais da equipa de investigação são Ana Balcão Reis, Luís Catela Nunes, Patrícia Xufre e António José Rodrigues. A esta equipa irão juntar-se outros investigadores e bolseiros mais juniores que trabalharão sob a direcção dos investigadores principais.


CIPES
O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES) é uma associação privada, fundada pelas Universidades do Porto e de Aveiro e aberto a outras instituições de ensino superior. Centrando a sua atividade na área das políticas do ensino superior, o CIPES sempre pugnou por se tornar um centro de referência em Portugal e no estrangeiro, sendo atualmente um dos maiores centros do mundo dedicados à investigação do ensino superior. A nível nacional, o CIPES tem como objetivo fazer avançar o pensamento crítico e promover um entendimento informado sobre as questões vitais das políticas de ensino superior.

Desde a sua criação, o CIPES considerou a internacionalização das suas atividades como um elemento central do seu desenvolvimento e é hoje um parceiro ativo em vários projetos de investigação na área das políticas do ensino superior, na Europa e no mundo. O CIPES tem participado ativamente em vários projetos internacionais de investigação e é prática corrente dos seus investigadores participarem em conferências internacionais e publicarem em revistas internacionais de referência. O CIPES sempre se comprometeu com a organização de diversos seminários e conferências internacionais em diversos temas, no sentido de aumentar a capacidade crítica dos seus grupos de investigação e de atingir um elevado grau de visibilidade internacional.

Atualmente o CIPES está organizado em torno de 3 grandes linhas de investigação:

  1. políticas ao nível do sistema de ensino superior,
  2. análise institucional e organizacional e
  3. afetação de recursos e capital humano.