EDUGest

Gestão escolar e melhoria das escolas


Universidade Católica Portuguesa


Um projeto que se propõe estudar a gestão escolar em 3 dimensões chave: órgãos de gestão e estruturas pedagógicas, práticas organizacionais e gestão de sala de aula.

Coordenação Científica

Ilídia Cabral

José Matias Alves


out 2016

36 meses

17 investigadores


Sumário

O projeto propõe-se estudar a gestão escolar em 3 dimensões chave:

  1. órgãos de gestão e estruturas pedagógicas
    (Conselho Geral, Diretor, Conselho Pedagógico, Conselho Administrativo, Departamentos curriculares, Grupo Disciplinar, Coordenação de Ciclo e Conselho de Turma) – focalização no plano das orientações para a ação e no plano da ação concreta;
  2. práticas organizacionais
    modelos de organização escolar em ação (gestão dos tempos e espaços de aprendizagem, gestão curricular, agrupamento dos alunos e alocação de professores a grupos específicos de alunos) – descrição e impactos na melhoria da qualidade dos processos e dos resultados educativos;
  3. gestão de sala de aula
    modelos pedagógicos em ação (estratégias de ensino, avaliação e aprendizagem) – descrição e impactos na melhoria da qualidade dos processos e dos resultados educativos.

Recorre-se a uma metodologia de investigação quali-quanti que permita a compreensão global e heurística da forma como são geridas as escolas.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Recolha de dados

Tratamento de dados

Análise e interpretação de dados

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

EDUGest - Gestão escolar e melhoria das escolas


Identificação dos proponentes

Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa | Professora Auxiliar | Membro integrado no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa (Investigadora Principal e Co-cordenadora do Projeto)

José Joaquim Ferreira Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa | Professor Associado Convidado | Diretor-adjunto para a área da Educação | Membro integrado no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa (Co-cordenador do Projeto)


A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) destina-se ao ensino graduado e pós-graduado, à investigação, à prestação de serviços à comunidade e à difusão de conhecimento, nas áreas da Educação e da Psicologia.

A proposta formativa da FEP ao nível da Educação contempla os 2.º e 3.º ciclos. O 2.º ciclo inclui o Mestrado em Ciências da Educação, com as especializações de Administração e Organização Curricular, Avaliação Educacional, Pedagogia Social, Supervisão Pedagógica e Avaliação Docente. O 3.º ciclo integra o Doutoramento em Ciências da Educação. A oferta formativa da Educação inclui, também, pós-graduações e cursos de formação avançada.

A área de investigação da FEP inscreve-se no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).

A área da Educação presta ainda serviços à comunidade no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), coordenado pela investigadora principal deste projeto e recentemente alargado aos Municípios Portugueses. O número de protocolos tem-se mantido tendencialmente constante, ultrapassando, já, as 7 dezenas.


Parceiros

DGAE – Direção-Geral da Administração Escolar

CONFAP – Confederação Nacional das Associações dos Pais