O impacto do professor nas aprendizagens do aluno

Estimativas para Portugal


Nova SBE | University College London


Um projeto que tem como objetivo quantificar o impacto que a qualidade do professor tem na aprendizagem dos alunos e medir a implicação destas estimativas para o desenho de políticas educativas em Portugal.

Coordenação Científica

Luís Catela Nunes


set 2016

36 meses

6 investigadores


Sumário

Neste projeto pretende-se quantificar, pela primeira vez em Portugal, o impacto da qualidade do professor na aprendizagem dos alunos. Seguindo a literatura mais recente, o estudo mostrará estimativas do valor acrescentado (VA) de cada professor. O VA de um professor corresponde à aprendizagem média dos alunos por ele ensinados, que normalmente é medida pela evolução dos seus resultados em exames realizados em dois períodos adjacentes, antes e depois da exposição de cada aluno ao seu professor. Estudos deste tipo exigem, geralmente, o acesso a micro dados administrativos de alunos e professores, e até agora só podiam ser realizados nos EUA, e um ou outro país em desenvolvimento. No entanto, a criação de novas bases de dados em Portugal que ligam professores aos seus alunos em cada ano de escolaridade, juntamente com os resultados dos exames do quarto, sexto, nono, e décimo segundo anos de escolaridade, possibilitam agora a realização destes mesmos estudos para Portugal.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Estimação do impacto do professor nas aprendizagens dos 2.º e 3.º Ciclos

Estimação do impacto do professor nas aprendizagens do Secundário

Sistematização dos resultados do Projeto

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno: Estimativas para Portugal


Identificação dos proponentes

Luís Catela Nunes
Professor Catedrático, Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), Universidade Nova de Lisboa (Investigador Principal)

Pedro Carneiro
Professor of Economics, University College London (Investigador Principal)

Ana Balcão Reis
Professora Associada, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (Investigadora Principal)

Maria do Carmo Seabra
Professora Associada, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (Investigadora Principal)


O prestígio da NOVA SBE na investigação em Economia é reconhecido a nível nacional e internacional. A unidade de investigação a operar na NOVA SBE tem sido consistentemente avaliada com a classificação máxima de Excelente nas várias avaliações internacionais realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A NOVA SBE dispõe de recursos humanos e técnicos para a realização de projetos de investigação em economia de nível mundial. Os investigadores desta instituição publicam, com frequência, nas revistas mais prestigiadas em Economia.

À equipa principal de investigação irão juntar-se outros investigadores e bolseiros mais juniores que trabalharão sob a direção dos investigadores principais.