Nova SBE | University College London
EDULOG/IMP/2016
Um projeto que tem como objetivo quantificar o impacto que a qualidade do professor tem na aprendizagem dos alunos e medir a implicação destas estimativas para o desenho de políticas educativas em Portugal.
Coordenação Científica
Luís Catela Nunes
set 2016
36 meses
6 investigadores
Neste projeto pretende-se quantificar, pela primeira vez em Portugal, o impacto da qualidade do professor na aprendizagem dos alunos. Seguindo a literatura mais recente, o estudo mostrará estimativas do valor acrescentado (VA) de cada professor. O VA de um professor corresponde à aprendizagem média dos alunos por ele ensinados, que normalmente é medida pela evolução dos seus resultados em exames realizados em dois períodos adjacentes, antes e depois da exposição de cada aluno ao seu professor. Estudos deste tipo exigem, geralmente, o acesso a micro dados administrativos de alunos e professores, e até agora só podiam ser realizados nos EUA, e um ou outro país em desenvolvimento. No entanto, a criação de novas bases de dados em Portugal que ligam professores aos seus alunos em cada ano de escolaridade, juntamente com os resultados dos exames do quarto, sexto, nono, e décimo segundo anos de escolaridade, possibilitam agora a realização destes mesmos estudos para Portugal.
Estimação do impacto do professor nas aprendizagens dos 2.º e 3.º Ciclos
Estimação do impacto do professor nas aprendizagens do Secundário
Sistematização dos resultados do Projeto
Evolução do Projeto
Título do Projeto
O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno: Estimativas para Portugal
Identificação dos proponentes
Luís Catela Nunes
Professor Catedrático, Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), Universidade Nova de Lisboa (Investigador Principal)
Pedro Carneiro
Professor of Economics, University College London (Investigador Principal)
Ana Balcão Reis
Professora Associada, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (Investigadora Principal)
Maria do Carmo Seabra
Professora Associada, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (Investigadora Principal)
O prestígio da NOVA SBE na investigação em Economia é reconhecido a nível nacional e internacional. A unidade de investigação a operar na NOVA SBE tem sido consistentemente avaliada com a classificação máxima de Excelente nas várias avaliações internacionais realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A NOVA SBE dispõe de recursos humanos e técnicos para a realização de projetos de investigação em economia de nível mundial. Os investigadores desta instituição publicam, com frequência, nas revistas mais prestigiadas em Economia.
À equipa principal de investigação irão juntar-se outros investigadores e bolseiros mais juniores que trabalharão sob a direção dos investigadores principais.