Mapeamento dos alunos com origem imigrante


ESCXEL – Education Data Research


EDULOG/MAOI/2025

Este estudo pretende elaborar uma cartografia da presença de alunos com origem imigrante no território português, identificando a proporção dos que recorrem ao Ensino do Português Língua Não Materna e o sucesso desses estudantes em função de um conjunto diferenciado de variáveis .

Coordenação Científica

Isabel Flores

Susana Batista


fev 2025

18 meses

5 investigadores


Sumário

Será elaborada uma cartografia da presença de alunos com origem imigrante no território português.

A primeira análise de impacto far-se-á pela identificação dos núcleos imigrantes no território português através do mapeamento ao nível de concelho. O segundo nível de abordagem é idêntico e centrar-se-á no nível escola/agrupamento, sobre os estudantes com origem imigrante. O terceiro nível de abordagem abordará as diferenças de idade, género, origem geográfica, condição social e níveis de concentração local e regional. Estes três níveis de abordagem concretizam o primeiro objetivo de identificação e mapeamento.

O segundo objetivo prende-se com a interação entre os estudantes com origem imigrante e a resposta, nomeadamente pela identificação da proporção dos que recorrem às aulas de Ensino do Português Língua Não Materna. O terceiro objetivo prende-se com os níveis de sucesso desses estudantes em função de um conjunto diferenciado de variáveis (idade, origem, estatuto socioeconómico, etc.).


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Tratamento das bases de dados

Cartografia por concelhos, NUTS III e agrupamentos

Ensaio de modelos relacionais

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto
Mapeamento dos alunos com origem imigrante

Identificação dos proponentes
ESCXEL – Education Data Research


A ESCXEL – Education Data Research é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de estudos na área de educação, que envolvam análise de dados e que se possam constituir como um contributo para a melhoria das práticas em educação.

Os sócios fundadores são um conjunto de docentes académicos e personalidades interessadas na educação que resolveram alargar o âmbito das suas pesquisas por forma a incentivar a partilha e agregação de conhecimentos com diferentes origens. Investigação, avaliação de políticas de educação, consultoria e formação são as áreas em que centraremos a nossa intervenção.