ESCXEL – Education Data Research
EDULOG/MAOI/2025
Este estudo pretende elaborar uma cartografia da presença de alunos com origem imigrante no território português, identificando a proporção dos que recorrem ao Ensino do Português Língua Não Materna e o sucesso desses estudantes em função de um conjunto diferenciado de variáveis .
Coordenação Científica
Isabel Flores
Susana Batista
fev 2025
18 meses
5 investigadores
Será elaborada uma cartografia da presença de alunos com origem imigrante no território português.
A primeira análise de impacto far-se-á pela identificação dos núcleos imigrantes no território português através do mapeamento ao nível de concelho. O segundo nível de abordagem é idêntico e centrar-se-á no nível escola/agrupamento, sobre os estudantes com origem imigrante. O terceiro nível de abordagem abordará as diferenças de idade, género, origem geográfica, condição social e níveis de concentração local e regional. Estes três níveis de abordagem concretizam o primeiro objetivo de identificação e mapeamento.
O segundo objetivo prende-se com a interação entre os estudantes com origem imigrante e a resposta, nomeadamente pela identificação da proporção dos que recorrem às aulas de Ensino do Português Língua Não Materna. O terceiro objetivo prende-se com os níveis de sucesso desses estudantes em função de um conjunto diferenciado de variáveis (idade, origem, estatuto socioeconómico, etc.).
Tratamento das bases de dados
Cartografia por concelhos, NUTS III e agrupamentos
Ensaio de modelos relacionais
Evolução do Projeto
Título do Projeto
Mapeamento dos alunos com origem imigrante
Identificação dos proponentes
ESCXEL – Education Data Research
A ESCXEL – Education Data Research é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de estudos na área de educação, que envolvam análise de dados e que se possam constituir como um contributo para a melhoria das práticas em educação.
Os sócios fundadores são um conjunto de docentes académicos e personalidades interessadas na educação que resolveram alargar o âmbito das suas pesquisas por forma a incentivar a partilha e agregação de conhecimentos com diferentes origens. Investigação, avaliação de políticas de educação, consultoria e formação são as áreas em que centraremos a nossa intervenção.