Resultados no mercado de trabalho dos diplomados do ensino superior português


CIPES


EDULOG/MTDES/2024

Este projeto de investigação tem como objetivo analisar a empregabilidade dos cursos do ensino superior, de forma a compreender em que medida as universidades e os politécnicos portugueses estão dimensionados e preparados para corresponder às necessidades e disponibilidades de emprego.

Coordenação Científica

Ricardo Biscaia


abr 2024

24 meses

8 investigadores


Sumário

Este projeto procura contribuir para a medição do fenómeno da empregabilidade dos cursos de ensino superior:

1. Sintetizando a informação presente em três bases de dados distintas sobre a empregabilidade dos diplomados em Portugal (Quadros de Pessoal, Eurograduate Survey 2022, e o Inquérito ao Emprego do INE), com vista à organização e análise da informação sobre empregabilidade do ensino superior em Portugal da forma mais desagregada possível;

2. Contrastando essa informação com a existente sobre os diplomados desempregados inscritos no IEFP;  

3. Fornecendo, com base nos resultados, recomendações de política, nomeadamente na gestão de vagas cursos, níveis de ensino, e instituições no sistema de ensino superior português, com vista a uma melhor eficiência e eficácia do sistema;

4. Fornecendo indicações e recomendações detalhadas para a operacionalização de um processo de informação mais completo ao nível da empregabilidade dos diplomados do ensino superior português que informe os decisores e estudos futuros.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Tratamento e análise dos dados relativos ao desemprego

Relatório intermédio

Relatório Final e disseminação de resultados

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Resultados no mercado de trabalho dos diplomados do ensino superior português


Identificação dos proponentes

Ricardo Biscaia


CIPES

O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
http://www.cipes.pt/