Eficiência formativa e equidade no ensino superior português


CIPES


EDULOG/EFEESP/2023

O presente projeto pretende analisar de uma forma detalhada a eficiência formativa dos cursos de ensino superior seguindo o percurso escolar dos estudantes desde o seu ingresso até um máximo de seis anos (de 2017/18 a 2022/23 e de 2018/19 a 2023/24).

Coordenação Científica

Pedro Luís Silva


dez 2023

19 meses

5 investigadores


Sumário

Um primeiro objetivo do projeto consistirá na análise do novo programa do governo visando aumentar a participação de estudantes das classes mais desfavorecidas nos cursos e instituições considerados de elite, tentando encontrar explicações para o êxito limitado da iniciativa, o que será eventualmente devido a efeitos secundários da origem social. Esta parte do estudo será baseada nos dados do processo de acesso ao ensino superior para o ano académico de 2023/24. Um segundo objetivo consistirá na avaliação da eficiência formativa do sistema de ensino superior.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Preparação das bases de dados

Análise do novo contingente de acesso para alunos carenciados (escalão A)

Avaliação da eficiência do sistema de ensino superior português

Evolução do projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Eficiência formativa e equidade no ensino superior português


Identificação dos proponentes

Pedro Luís Silva


CIPES

O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
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