Nova SBE
EDULOG/DSMP/2022
Projeto de investigação que tem como objetivo calcular indicadores que indiquem como a desigualdade socioeconómica se traduz em desigualdades nos resultados escolares.
Coordenação Científica
Luís Catela Nunes
fev 2022
12 meses
6 investigadores
Assim como em muitos outros países, em Portugal as desigualdades nos resultados escolares dos alunos estão fortemente associadas a diferenças nas condições socioeconómicas das famílias.
O objetivo deste estudo é calcular os indicadores que mostram como a desigualdade socioeconómica se traduz em desigualdades nos resultados escolares. Para além dos resultados dos alunos nos exames nacionais, serão considerados outros indicadores como atingir ou concluir o 12º ano, ou optar por um curso científico-humanístico ou um curso profissional.
Os indicadores serão calculados ao nível de cada município, pelo que será, assim, possível identificar os municípios em que a desigualdade socioeconómica se traduz em desigualdade escolar.
Um segundo objetivo é o de identificar e avaliar a importância de vários fatores que explicam as diferenças entre municípios. Será, por exemplo, analisada a importância da segregação residencial ou escolar, e das condições de emprego e salariais.
Construção da base de dados dos alunos
Construção da base de dados dos indicadores de desigualdade
Cálculo, mapeamento e análise dos fatores explicativos
Evolução do Projeto
Título do Projeto
Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal
Identificação dos proponentes
Luís Catela Nunes
NOVA SBE
O prestígio da NOVA SBE na investigação em Economia é reconhecido a nível nacional e internacional. A unidade de investigação a operar na NOVA SBE tem sido consistentemente avaliada com a classificação máxima de Excelente nas várias avaliações internacionais realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A NOVA SBE dispõe de recursos humanos e técnicos para a realização de projetos de investigação em economia de nível mundial. Os investigadores desta instituição publicam, com frequência, nas revistas mais prestigiadas em Economia.