ESCXEL – Education Data Research
EDULOG/NP/2022
Este estudo pretende construir um instrumento que seja útil para melhorar a colocação de professores, minimizando as carências e permitindo que os alunos tenham professores com habilitação ao longo de todo o ano letivo.
Coordenação Científica
Isabel Flores
set 2022
16 meses
3 investigadores
O principal objetivo deste estudo é a construção de um instrumento que seja útil para melhorar a colocação de professores, minimizando as carências na sala de aula por forma a que o sistema se mantenha a funcionar em pleno e os alunos tenham professores com habilitação ao longo de todo o ano, todos os anos.
Na primeira parte deste trabalho será feito um diagnóstico da situação para compreendermos de que forma é que as escolas têm vindo a funcionar nos últimos 5 anos, no que se refere à falta de professores e motivação para essa falta: faltas temporárias (baixas médicas, licenças), faltas anuais (deslocação para outras escolas ou instituições) ou faltas estruturais (a inexistência de professores interessados em certas vagas).
Na segunda pretende-se desenhar um modelo que possa ser utilizado pelos agrupamentos e pelo poder central por forma a permitir calcular, a 6 anos, as necessidades de professores, contribuindo para compreender atempadamente os excessos e carências (a nível macro de política pública), sinalizando também ao ensino superior onde se deve apostar em reforços de formação.
Relatório de Diagnóstico
Organização da base de dados, elaboração de modelos, simulações e testes
Construção de dashboards e do manual de utilização
Evolução do Projeto
Título do Projeto
Necessidades de professores em Portugal: diagnóstico e modelo de gestão
Identificação dos proponentes
Isabel Flores
A ESCXEL – Education Data Research é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de estudos na área de educação, que envolvam análise de dados e que se possam constituir como um contributo para a melhoria das práticas em educação.
Os sócios fundadores são um conjunto de docentes académicos e personalidades interessadas na educação que resolveram alargar o âmbito das suas pesquisas por forma a incentivar a partilha e agregação de conhecimentos com diferentes origens. Investigação, avaliação de políticas de educação, consultoria e formação são as áreas em que centraremos a nossa intervenção.