Necessidades de Professores em Portugal

Diagnóstico e Modelo de Gestão


ESCXEL – Education Data Research


EDULOG/NP/2022

Este estudo pretende construir um instrumento que seja útil para melhorar a colocação de professores, minimizando as carências e permitindo que os alunos tenham professores com habilitação ao longo de todo o ano letivo.

Coordenação Científica

Isabel Flores


set 2022

16 meses

3 investigadores


Sumário

O principal objetivo deste estudo é a construção de um instrumento que seja útil para melhorar a colocação de professores, minimizando as carências na sala de aula por forma a que o sistema se mantenha a funcionar em pleno e os alunos tenham professores com habilitação ao longo de todo o ano, todos os anos.

Na primeira parte deste trabalho será feito um diagnóstico da situação para compreendermos de que forma é que as escolas têm vindo a funcionar nos últimos 5 anos, no que se refere à falta de professores e motivação para essa falta: faltas temporárias (baixas médicas, licenças), faltas anuais (deslocação para outras escolas ou instituições) ou faltas estruturais (a inexistência de professores interessados em certas vagas).

Na segunda pretende-se desenhar um modelo que possa ser utilizado pelos agrupamentos e pelo poder central por forma a permitir calcular, a 6 anos, as necessidades de professores, contribuindo para compreender atempadamente os excessos e carências (a nível macro de política pública), sinalizando também ao ensino superior onde se deve apostar em reforços de formação.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Relatório de Diagnóstico

Organização da base de dados, elaboração de modelos, simulações e testes

Construção de dashboards e do manual de utilização

Evolução do Projeto


Professores sob Lupa

Isabel Flores (Coordenação), Cláudia Vajão, Rute Perdigão, Vanda Lourenço
Ver Publicação

sobre o projeto

Título do Projeto

Necessidades de professores em Portugal: diagnóstico e modelo de gestão


Identificação dos proponentes

Isabel Flores


A ESCXEL – Education Data Research é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de estudos na área de educação, que envolvam análise de dados e que se possam constituir como um contributo para a melhoria das práticas em educação.

Os sócios fundadores são um conjunto de docentes académicos e personalidades interessadas na educação que resolveram alargar o âmbito das suas pesquisas por forma a incentivar a partilha e agregação de conhecimentos com diferentes origens. Investigação, avaliação de políticas de educação, consultoria e formação são as áreas em que centraremos a nossa intervenção.