Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?


FPCEUP-CIIE


EDULOG/FPLE/2019

Um projeto de investigação que pretende aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico em relação ao ensino da leitura e da escrita.

Coordenação Científica

Carlinda Leite

Isabel Leite


mar 2020

23 meses

4 investigadores


Sumário

O presente estudo propõe-se aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial de professores. Debruçar-se-á especificamente sobre a preparação que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico estão a receber para o ensino da leitura e escrita.

O enfoque na preparação para o ensino da leitura e escrita justifica-se por várias razões. Em primeiro lugar, pelo papel determinante que a leitura e a escrita têm para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, para a aquisição e expressão de conhecimentos, ideias e valores e para as aprendizagens posteriores. São, por essa razão aprendizagens fundacionais e instrumentais para todo o percurso escolar e para o desenvolvimento de cada pessoa.

Em segundo lugar, porque se sabe que o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita está fortemente relacionado com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, dos conhecimentos adquiridos e das competências desenvolvidas neste domínio e, por isso, dos processos vividos na formação escolar.

Por último, porque a delimitação do âmbito do estudo permite uma descrição mais precisa do que está a ser assegurado neste domínio pelos atuais programas de formação inicial de professores e produzir recomendações que potenciem a sua qualidade.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Análise documental 1

Análise documental 2

Estudo de caso

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?


Identificação dos proponentes

Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Isabel Leite
Departamento de Psicologia, Universidade de Évora

Fátima Sousa-Pereira
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Gina C. Lemos
ESE-IPS - Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal



CIIE

O Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto é uma instituição de investigação científica no campo da educação, financiada pela FCT e sedeada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Criado em 1988, o CIIE centra a sua investigação em questões-chave da mudança e dos processos educativos e sociais numa perspetiva histórica, contemporânea e emergente, visando ampliar o papel da educação na promoção da igualdade, inclusão social e educativa e cidadania ativa.
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