CIPES
EDULOG/ED/2020
Este projeto de investigação tem como objetivo conhecer, para o caso Português, o que constitui a educação doutoral, tanto na perspetiva das universidades, como na dos estudantes de doutoramento/doutorandos.
Coordenação Científica
Sónia Cardoso
Teresa Carvalho
jan 2020
24 meses
6 investigadores
A educação doutoral encontra-se, atualmente, numa encruzilhada, marcada pela coexistência de dois paradigmas, um associado a uma visão mais tradicional, outro, associado a uma visão mais instrumental, do que esta educação é, ou deve ser.
O projeto procurará compreender a noção ou conceito de educação doutoral prevalecente, em Portugal, nos discursos e perceções, quer das universidades, quer dos estudantes de doutoramento. Paralelamente e com o intuito de enquadrar estas perceções, o estudo promoverá, também, uma caracterização da oferta de educação doutoral no país.
A metodologia a adotar será essencialmente qualitativa, sustentada na recolha, sistematização e análise de dados, quer veiculados nas páginas de internet das universidades sobre a sua oferta de educação doutoral, quer provenientes de entrevistas de grupo focadas com estudantes de doutoramento.
Os resultados serão disseminados através de relatórios, comunicações em eventos científicos, publicações científicas e de outras iniciativas de divulgação (por exemplo, um seminário), procurando maximizar a sua divulgação junto da comunidade académica e opinião pública em geral. Espera-se, ainda, que estes resultados possam vir a informar a iniciativas e políticas no âmbito da educação doutoral.
Caracterização da oferta de educação doutoral em Portugal
Análise das perspetivas institucionais sobre a ideia de educação doutoral
Análise das perspetivas dos doutorandos sobre a ideia de educação doutoral
Evolução do Projeto
Título do Projeto
Do que se fala quando se fala de educação doutoral? As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses
Identificação dos proponentes
Sónia Cardoso
Teresa Carvalho
CIPES
O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
http://www.cipes.pt/