Do que se fala quando se fala de educação doutoral?

As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses


CIPES


EDULOG/ED/2020

Este projeto de investigação tem como objetivo conhecer, para o caso Português, o que constitui a educação doutoral, tanto na perspetiva das universidades, como na dos estudantes de doutoramento/doutorandos.

Coordenação Científica

Sónia Cardoso

Teresa Carvalho


jan 2020

24 meses

6 investigadores


Sumário

A educação doutoral encontra-se, atualmente, numa encruzilhada, marcada pela coexistência de dois paradigmas, um associado a uma visão mais tradicional, outro, associado a uma visão mais instrumental, do que esta educação é, ou deve ser.

O projeto procurará compreender a noção ou conceito de educação doutoral prevalecente, em Portugal, nos discursos e perceções, quer das universidades, quer dos estudantes de doutoramento. Paralelamente e com o intuito de enquadrar estas perceções, o estudo promoverá, também, uma caracterização da oferta de educação doutoral no país.

A metodologia a adotar será essencialmente qualitativa, sustentada na recolha, sistematização e análise de dados, quer veiculados nas páginas de internet das universidades sobre a sua oferta de educação doutoral, quer provenientes de entrevistas de grupo focadas com estudantes de doutoramento.

Os resultados serão disseminados através de relatórios, comunicações em eventos científicos, publicações científicas e de outras iniciativas de divulgação (por exemplo, um seminário), procurando maximizar a sua divulgação junto da comunidade académica e opinião pública em geral. Espera-se, ainda, que estes resultados possam vir a informar a iniciativas e políticas no âmbito da educação doutoral.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Caracterização da oferta de educação doutoral em Portugal

Análise das perspetivas institucionais sobre a ideia de educação doutoral

Análise das perspetivas dos doutorandos sobre a ideia de educação doutoral

Evolução do Projeto


Do que se fala quando se fala de educação doutoral?

S. Cardoso, T. Carvalho, D. Soares, S. Santos, S. Diogo, T. Freires
Ver Publicação

sobre o projeto

Título do Projeto

Do que se fala quando se fala de educação doutoral? As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses

Identificação dos proponentes

Sónia Cardoso
Teresa Carvalho


CIPES

O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
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