Observatório da Educação


CIPES, CIIE, NIPE, GOVCOPP, INESC TEC


Desenvolvido por um consórcio de instituições de referência, este projeto tem como objetivo constituir um observatório que permita identificar as tendências de evolução e principais dinâmicas estruturais do sistema de ensino português.

Coordenação Científica

Pedro Teixeira


out 2016

36 meses

25 investigadores


Sumário

O projeto Observatório da Educação tem como objetivo definir e sistematizar um conjunto de indicadores/métricas explanatórias que permita o conhecimento da situação atual, tendências de evolução e principais dinâmicas estruturais do sistema de ensino português, isto é, uma leitura crítica do sistema de educação para diferentes públicos: público em geral, responsáveis por políticas públicas, investigadores e professores/educadores/formadores. A partir destes indicadores, e associados a estes, far-se-á a proposta dos temas principais que moldam o sistema de educação. Considerando que estes indicadores deverão ser em permanência disponibilizados pelo EDULOG aos vários públicos, integra este projeto uma equipa especializada em sistemas de informação, que produzirá recomendações relativamente à interoperabilidade entre o Observatório do EDULOG e as bases de dados que atualmente contêm os dados brutos, dispersas por várias entidades, e, também, relativamente à especificação do próprio Observatório do EDULOG.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Recolha e sistematização de indicadores

Consolidação e validação da estrutura de temas e indicadores

Desenvolvimento dos modos de organização e disseminação dos outputs

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Observatório da Educação


Identificação dos proponentes

Pedro Nuno de Freitas Lopes Teixeira
CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Diretor)

Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas (Coordenador de linha)

João Carlos Cerejeira Silva
NIPE – Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (Investigador Sénior)

Carlos José de Oliveira e Silva Rodrigues
GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (Investigador Sénior)

Maria Antónia da Silva Lopes e Carravilla
INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Investigador Sénior)


A equipa assenta numa visão multidisciplinar, integrando membros com formação nas Ciências da Educação, Economia, Sociologia e Engenharia, e com experiência académica e científica em projetos de investigação nos diversos níveis de ensino e educação (básico, secundário e superior).

A equipa reúne competências metodológicas qualitativas e quantitativas (em macro e microdados) e congrega, ainda, capacidade técnica de interlocução com os gestores das bases de dados existentes e de implementação da solução informática que concretizará o Observatório, realizadas de uma forma integrada.

Do consórcio fazem parte cinco centros de investigação, dos quais três foram avaliados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) com as classificações de Excelente e dois com Muito Bom.


CIPES

O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
http://www.cipes.pt/


CIIE

O Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto é uma instituição de investigação científica no campo da educação, financiada pela FCT e sedeada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Criado em 1988, o CIIE centra a sua investigação em questões-chave da mudança e dos processos educativos e sociais numa perspetiva histórica, contemporânea e emergente, visando ampliar o papel da educação na promoção da igualdade, inclusão social e educativa e cidadania ativa.
www.fpce.up.pt/ciie/


GOVCOPP

A Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas é uma unidade de investigação criada em 2008 na Universidade de Aveiro. Tem como objetivo produzir conhecimento que contribua para a eficiência económica e as boas práticas de governança em contextos territoriais específicos e a diferentes escalas. Tem uma vasta experiência em projetos de investigação internacionais e nacionais e com o mundo não académico.
https://www.ua.pt/govcopp/


NIPE

O Núcleo de Investigação em Políticas Económicas é uma unidade de investigação na área da Economia afiliada à Universidade do Minho. A unidade foi criada em 1999 e está organizada em quatro linhas de investigação: (i) Economia Industrial e do Trabalho; (ii) Economia Pública e Regional; (iii) Macroeconomia; e (iv) Econometria e Finanças. O NIPE é uma unidade de investigação de orientação internacional, sendo financiado pela FCT.
http://www.nipe.eeg.uminho.pt/


INESC TEC

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência conta com mais de 30 anos de experiência em I&D e transferência de tecnologia. A sua atividade visa a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico, mas também a Consultoria e Formação Avançada, bem como a Transferência de Tecnologia e o Lançamento de Novas Empresas de Base Tecnológica.
http://www.inesctec.pt/