2 de fevereiro de 2023
| Lisboa
| Academia das Ciências de Lisboa
Realizou-se nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2023, na Academia das Ciências de Lisboa, a Conferência Internacional EDULOG, integrada na série de debates sobre as propostas de alteração ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) promovidos pela Comissão encarregada da dinamização do processo de auscultação pública.
Registration of participants
Opening session
Alberto Amaral
Membro do Conselho Consultivo EDULOG
Pedro Teixeira
Secretário de Estado do Ensino Superior
Coffee break
David Dill
The US case and the European imitation
Bjørn Stensaker
Changes in autonomy and governance of European higher education institutions
Lunch break
Rosemary Deem
New Public Management and higher education
Coffee break
Manja Klemencic
The role of students in university governance
Jaakko Kauko
The case of university foundations in Finland
António Magalhães é professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e atual diretor do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES), onde coordena a investigação sob o tema System Level Policies (SLP). É membro dos conselhos editoriais do Mediterranean Journal of Education Studies, Educação, Ciência e Culturas, Investigar em Educação e a Revista Portuguesa de Educação. Os seus principais interesses de investigação são a sociologia da educação, a análise das políticas educativas e as metodologias de análise das políticas educativas. Escreveu e coeditou livros e publicou artigos nas principais revistas da área, incluindo Higher Education Policy, Higher Education e Studies in Higher Education.
Bjørn Stensaker é professor do ensino superior e atual vice-reitor de educação da Universidade de Oslo. Tem como interesses de investigação a reforma de políticas, governança e mudança organizacional no ensino superior. Publicou amplamente sobre essas questões em várias revistas internacionais e séries de livros. Algumas publicações recentes: Lee, J.J. & Stensaker, B. (2021) Research on internationalization and globalisation in higher education - reflections in historical paths, current perspectives and future possibilities (European Journal of Education) and, Stensaker, B. Jungblut, J. & Mihut, G. (2021) Strategic advisory boards - the emergence of shadow governance in universities? (International Journal of Leadership in Education).
Carmelo Rosa é advogado de formação. Foi Diretor-Geral Adjunto do Ensino Superior (1986-1990), Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior (1979-1980) e Coordenador dos Projetos de Educação do Banco Mundial em Portugal (1985-1989). Presidiu à Comissão de Negociação do Ensino Superior (1995-1997). Foi Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian (1995-2019); anteriormente foi subdiretor do Departamento de Cooperação Internacional e Desenvolvimento – 1993-1995) e liderou os Departamentos de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (1995-1999), Educação e Bolsas (1999-2013) da Fundação e um programa de Qualificação de Gerações Jovens (2013-2019). Foi consultor da Comissão Europeia, membro do Conselho Nacional de Educação (1995-2001), da Comissão de Coordenação do Conselho (1999-2001) e da Comissão Portuguesa para a garantia da qualidade do ensino superior de doutoramentos realizados por portugueses no estrangeiro (1998-2002). É coautor de dois livros sobre educação superior, autor de vários artigos sobre educação e desenvolvimento e palestrante convidado em diversos seminários e conferências nacionais e internacionais.
Cláudia Sarrico é atualmente professora catedrática de Gestão na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Portugal. Foi coordenadora do projeto Research Precariat do Global Science Forum da OCDE e, antes disso, analista líder do projeto Higher Education Resources, parte do programa OECD Enhancing Higher Education System Performance, da OECD School Resources Review e analista líder do projeto Benchmarking Higher Education System Performance. O seu percurso académico centra-se na área da gestão de operações, e em particular na gestão e medição do desempenho, na educação, ensino superior e ciência. Estudou e trabalhou, tanto na academia como na indústria, em vários países europeus. À medida que sua carreira académica progredia, o desenvolvimento de políticas e estratégias tornou-se cada vez mais uma parte central do seu trabalho.
David D. Dill é professor emérito de políticas públicas na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Foi investigador visitante na Universidade de Manchester Business School, professor visitante no Wolfson College, Universidade de Cambridge, professor visitante no CHEPS, Universidade de Twente, e professor visitante no Instituto Universitário Europeu em Florença, Itália. Os seus interesses de investigação incluem a análise de políticas públicas, a regulamentação da qualidade académica e as políticas de investigação. Os seus livros mais recentes são National Innovation and the Academic Research Enterprise: Public Policy in Global Perspective (com Frans A. van Vught); Public Policy for Academic Quality: Analyses of Innovative Policy Instruments (com Maarja Beerkens); e Public Vices, Private Virtues? Assessing the Effects of Marketization in Higher Education (com Pedro Teixeira). Atualmente, é diretor do programa de investigação “Políticas Públicas de Qualidade Académica” no Departamento de Políticas Públicas da Universidade da Carolina do Norte.
Jaakko Kauko é professor de Política Educacional na Faculdade de Educação e Cultura da Universidade de Tampere, Finlândia, onde ministra cursos sobre política e governança da educação para alunos de graduação e pós-graduação. O tema central da investigação de Jaakko Kauko é a análise da dinâmica na política, a forma como a ação política se relaciona com desenvolvimentos sócio-históricos de longo prazo, restringida ou possibilitada por rearranjos institucionais, e os atores envolvidos. Os seus interesses centram-se nas questões de poder, contingência e complexidade. Jaakko está atualmente envolvido em dois projetos de análise de conhecimento e formulação de políticas. Lidera o projeto Transnational Knowledge Networks in Higher Education Policymaking (KNETS), financiado pela Academy of Finland. Além disso, ele lidera a equipe finlandesa do projeto Policy Knowledge and Lesson Drawing in Nordic School Reform in an Era of International Comparison (POLNET).
Manja Klemencic é Professora Associada Sénior de Sociologia no Departamento de Sociologia da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Harvard, afiliada local do Centro Minda de Gunzburg para Estudos Europeus da Universidade de Harvard e também investigadora associada externa do Centro de Estudos de Política Educacional, Faculdade de Educação da Universidade de Ljubljana e colabora do grupo de investigação do CMEPIUS, Centro da República da Eslovénia para a Mobilidade e Programas Europeus de Educação e Formação, em particular como membro da rede académica global APIKS - Academic Profession in Knowledge Societies . A sua principal contribuição de investigação está no estudo de governos estudantis e representação estudantil no ensino superior, que faz parte da sua agenda de investigação mais ampla sobre agência estudantil e o impacto dos alunos no ensino superior. Integra o Global Student Forum no mapeamento de associações representativas de estudantes e representação estudantil na governança do ensino superior.
Rosemary Deem é socióloga, académica da Academy of Social Sciences (desde 2006), membro honorário da Society for Research into Higher Education (desde 2009), membro do Peer Review College da European Science Foundation e co-organizadora da Rede de Ensino Superior da European Educational Research Association. Foi nomeada OBE na Lista de Honras do Aniversário da Rainha em 2013 e recebeu um DLitt Honorário da Universidade de Leicester em 2014. Foi membro de 3 Sub-Painéis de Exercício de Avaliação de Investigação do Reino Unido em Educação (1996, 2001, 2008) e, de 2015 a 2018, foi a primeira mulher a presidir o UK Council for Graduate Education. É coeditora da Higher Education (Springer) desde 2013 e faz parte do Conselho Editorial da Higher Education Quarterly e Studies in Higher Education. Os seus principais interesses de investigação centram-se na política e liderança, governação e gestão do ensino superior; educação doutoral; a mudança de propósitos e papéis das universidades; organizações de serviço público, agência de liderança e mudança; desigualdade em ambientes educacionais; noções de bem público em ambientes de ES. Este trabalho baseia-se na teoria organizacional, teoria feminista, análise de políticas, novo gerencialismo e ciência social comparada.
Changes in autonomy and governance of European higher education institutions
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