29 de novembro de 2022
| Matosinhos
| Auditório do Colégio Efanor
O EDULOG promoveu, no dia 29 de novembro de 2022, o evento "Como assegurar a diversidade dos sistemas de ensino superior?", dedicado à nova legislação para os politécnicos que eventualmente lhes permitirá usar o título de Universidades Politécnicas (ou outra designação semelhante) e atribuir diplomas de doutoramento.
Alberto Amaral | Como assegurar a diversidade dos sistemas de Ensino superior?
Ronald Barnett | Shaping a higher education system: diversity, hierarchy, connectivity an ecological approach
Philip Gummett | Diversity in HE Systems : binary or unitary systems
Jussi Välimaa | On Finnish Higher Education
Peter Scott | The Unification of the UK Higher Education System: Consequences
Debate
António Almeida Dias (APESP)
António Sousa Pereira (CRUP)
Orlando Rodrigues (CCISP)
Encerramento
Pedro Teixeira | Secretário de estado do Ensino Superior
Alberto Amaral é doutorado pela Universidade de Cambridge, professor da Universidade do Porto e investigador do CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior. Foi reitor da Universidade do Porto de 1985 a 1998, é ex-membro do Conselho Executivo da Conferência dos Reitores Europeus, ex-presidente do CHER (Consórcio de Investigadores do Ensino Superior), ex-membro do IMHE (Institutional Management in Higher Education) da OCDE e é membro vitalício da Associação Internacional de Presidentes Universitários.
Jussi Välimaa foi professor de estudos de ensino superior no Instituto Finlandês de Investigação Educacional (2001-2017). Foi professor visitante na Universidade de Hiroshima, Japão (2008) e docente visitante na Pennsilvania State University, na Universidade da Califórnia do Sul (1994). Em 2017 foi nomeado Diretor do Instituto Finlandês de Investigação Educacional (FIER) onde desenvolveu a área dos estudos educacionais recorrendo a estudos empíricos, históricos e teóricos. Foi editor coordenador, editor chefe e editor chefe adjunto da revista internacional Higher Education. É membro do corpo editorial do International Journal of University Teaching and Faculty Development. Foi consultor do Governo da Irlanda, do Banco Mundial e perito do Conselho da Europa (Minorias do Ensino Superior Europeu).
Sir Peter Scott é Professor Emérito de Estudos de Ensino Superior no IOE (Institute of Education) da Faculdade de Educação e Sociedade da UCL (University College, London) e Comissário para o Fair Access da Escócia. Anteriormente foi Vice-Chancellor of Kingston University London e membro da direção do Conselho para o Financiamento do Ensino Superior de Inglaterra. Foi, durante oito anos, Presidente da Associação para a Cooperação Académica, o grupo guarda-chuva que reúne as organizações Europeias ligadas ao ensino internacional como o DAAD na Alemanha e o EduFrança. Foi editor do Times Higher Education durante 15 anos antes de se tornar Professor de Educação na Universidade de Leeds. O Professor Scott publicou diversos livros sobre governo e gestão das instituições do ensino superior. O seu livro mais recente é Retreat or Resolution? Tackling the Crisis of Mass Higher Education. Foi condecorado em 2006.
Philip Gummett foi Diretor Executivo do Conselho de Financiamento do Ensino Superior do País de Gales de 2004 a 2012. Enquanto Diretor Executivo elaborou uma nova estrutura para as universidades de Gales que resultou numa série de importantes fusões de instituições de ensino superior do País de Gales. Foi Pro Vice-Chancellor e Diretor do instituto PREST (Política de Investigação em Engenharia, Ciência e Tecnologia) da Universidade de Manchester. Foi professor de Governo e Política de Tecnologia na Universidade de Manchester. Presidiu à elaboração do relatório sobre a Rede de Investigação das Universidades Tecnológicas (TURN) para o Department of Education and Skills.
Ronald Barnett é Professor Emérito do Ensino Superior no Instituto de Educação da University College London, onde foi Reitor e Pró-Diretor. Foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa pela East European University e o de Doutor pela University of London. Foi Presidente da Sociedade de Investigação do Ensino Superior, recebeu o prémio inaugural da Associação Europeia para a Investigação Institucional, pela sua "notável contribuição para a Investigação, Política e Prática do Ensino Superior", e é Presidente da Sociedade de Filosofia e Teoria do Ensino Superior. Foi Professor Visitante na China, Austrália e outros países, foi conselheiro especial da Comissão Parlamentar de Educação do Reino Unido e, entre outras organizações internacionais, foi conselheiro da UNESCO. Após o seu primeiro livro, em 1990, The Idea of Higher Education, tem estado na linha da frente do desenvolvimento da filosofia do ensino superior como um novo campo intelectual. Produziu mais de 35 livros (vários dos quais foram traduzidos para diferentes línguas e/ou ganharam prémios), escreveu centenas de artigos, deu 150 palestras, em mais de 40 países, e foi citado mais de 25.000 vezes. Tem sido descrito como "o mestre do Ensino Superior".
Shaping a higher education system: diversity, hierarchy, connectivity an ecological approach
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