Telemóvel na sala de aula: sim ou não?


Edutalks


15 de novembro de 2017

| Teatro Thalia

| Lisboa


A segunda edição do ciclo de conferências EDUTalks, moderada pelo jornalista João Moleira, decorreu no dia 15 de novembro de 2017, no Teatro Thalia, em Lisboa, onde se debateram os prós e contras da utilização do telemóvel enquanto instrumento de trabalho em contexto escolar.


programa

14.30h

Registo


15.00h

Abertura de sessão


15.15h

Debate “Telemóvel na sala de aula: sim ou não?” – I Parte


16.30h

Coffee break


16.45h

Debate “Telemóvel na sala de aula: sim ou não?” – II Parte


17.45h

Encerramento


oradores

Eduarda Ferreira é investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem formação em Psicologia Educacional, mestrado em e-Learning Management Systems e um doutoramento em Geografia Social e Cultural. É membro de diversos projetos de pesquisa como o Net Children Go Mobile e o EU Kids Online. Publicou e apresentou sobre tecnologias digitais, educação, género e sexualidades.

Licenciado em Direito, pós-graduado em Administração e Gestão Escolar e membro do órgão Conselho Executivo/Direção Executiva há 20 anos, 14 dos quais como presidente/diretor. É membro do Conselho das Escolas (órgão consultivo do Ministério da Educação) e presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Colaborador assíduo em vários órgãos de comunicação social com artigos sobre Educação. Autor e coautor de dois livros: Memórias de Um Presidente de Conselho Executivo (2006) e Movimento Associativo – Um Património de Oliveira do Douro (1997).

Ivone Patrão é doutorada em Psicologia Aplicada, especializada em Psicologia Oncológica. Docente e investigadora no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e na Unidade de Investigação de Psicologia e Saúde. Tem trabalhado nas áreas da saúde da mulher relacionadas com o cancro da mama e cancro do colo do útero, numa perspetiva sistémica, de prestação de cuidados à mulher e à família. Atualmente é coordenadora da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e do Núcleo de Psicologia do Agrupamento Centros de Saúde de Lisboa V. É ainda colaboradora do Núcleo de Utilização Problemática da Internet (Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria).

João Couvaneiro é especialista na integração das tecnologias em contextos educativos. É professor de História, Investigador de História Contemporânea e foi Vogal do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Foi Professor Coordenador da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, professor no Agrupamento de Escolas António Augusto Louro, St. Peter’s International School e no Colégio dos Plátanos. Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Em 2015 foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e em 2016 foi integrado, pela Varkey Foundation, no ranking dos 50 melhores professores de entre mais de 20.000 candidaturas provenientes de mais de 179 países, estando nomeado para o prémio que é considerado o “Nobel da Educação”: Global Teacher Prize.

Diretor do Colégio Efanor, desde janeiro de 2016, João Trigo é membro da direção nacional da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e também presidente do Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Educação e Formação. Foi diretor do Colégio de Nossa Senhora do Rosário entre 1999 e 2015 e anteriormente diretor administrativo e membro da direção do mesmo, desde 1990. João Trigo é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), professor profissionalizado, e frequentou mestrados em Supervisão Pedagógica e Formação de Professores e em Administração e Organização Escolar, na UCP.

Júlia Vinhas é psicóloga clínica, Coordenadora da Unidade de Setúbal do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIn). É especialista em perturbações do desenvolvimento, perturbações do espetro do autismo, perturbações de défice de atenção e psicopatologia. Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Aplicada, com especialidade em Psicologia da Criança e Psicologia da Gravidez e Maternidade. Foi psicóloga clínica e coordenadora do serviço de Psicologia e Orientação do Colégio St. Peter’s School, em Palmela, entre 2008 e 2010.


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