A equidade no acesso à educação: o que mudou com a pandemia?


Edutalks | Apresentações


14 de abril de 2021

| Online

| Webinar


O EDULOG apresentou, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o EDUSTAT - Observatório da Educação, uma plataforma digital agregadora de indicadores e métricas relevantes para a investigação científica, decisão política e debate público na área do ensino em Portugal. Esta iniciativa contou com o debate sobre “A equidade no acesso à educação: antes e depois da pandemia”, que reuniu nomes reconhecidos na área da educação, nomeadamente os ex-ministros Eduardo Marçal Grilo e Maria de Lurdes Rodrigues, Alberto Amaral, Membro do Conselho Consultivo do EDULOG, e Pedro Teixeira, Diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.


programa

10.30h

Abertura
Tiago Brandão Rodrigues 
Ministro da Educação


10.40h

Apresentação do EDUSTAT
Daniel Carvalho
Secretário-Geral do EDULOG
Fundação Belmiro de Azevedo


10.50h

A equidade no acesso à educação: antes e depois da pandemia

Alberto Amaral
Membro do Conselho Consultivo do EDULOG

Eduardo Marçal Grilo
Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro

Maria de Lurdes Rodrigues
Reitora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Moderação: Pedro Teixeira, Diretor do CIPES


11.30h

Encerramento


oradores

Ministro da Educação, com a tutela da Juventude e do Desporto, do XXII Governo Constitucional. Foi eleito deputado à Assembleia da República nas XIII e XIV Legislaturas pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Em 2000, concluiu a licenciatura em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nos anos seguintes, realizou investigação científica na Universidade de Dallas e no Instituto de Investigações Biomédicas do Conselho Superior de Investigações Científicas, em Madrid, trabalho que conduziu ao seu Doutoramento em Bioquímica, especialidade de Biofísica Molecular, pela Universidade de Coimbra. Durante este período, dedicou-se ao estudo do metabolismo cerebral em doenças neurodegenerativas, tendo a sua tese sido galardoada com o Prémio António Xavier, em 2008. A partir de 2010, foi investigador na área da oncologia no Cancer Research UK da Universidade de Cambridge, estando igualmente associado ao Corpus Christi College. Foi financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Marie Curie, e pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO). 

Doutorado em Filosofia pela Universidade do Porto, com especialização nas áreas da Epistemologia e da Teoria do Conhecimento. Foi membro integrado do Instituto de Filosofia da FLUP, no Gabinete de Filosofia Moderna e Contemporânea, e exerceu atividades docentes no ensino secundário e no ensino superior, na área das tecnologias e engenharia informática. Editor durante 20 anos, foi responsável pela conceção e pelo desenvolvimento de plataformas e conteúdos digitais para o ensino. É atualmente Secretário-Geral do EDULOG, da Fundação Belmiro de Azevedo.

Pedro Teixeira é Diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES) e Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É assessor de Ensino Superior e Ciência do Presidente de Portugal desde abril de 2016. Foi Vice-Reitor de Formação e Organização Académica da Universidade do Porto (2014-2018) e foi também membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal (2014-2018). É membro do Conselho de Administração da Fundação BIAL (desde 2015) e membro do Conselho Consultivo da Educação da Fundação Francisco Manuel dos Santos (desde 2013). Também tem integrado os painéis de avaliação da European University Association (EUA) e da Associação Europeia de Garantia de Qualidade no Ensino Superior (ENQA). Foi membro do Conselho Editorial das seguintes revistas: Higher Education, European Journal of Higher Education, Higher Education Policy, Journal of the European Higher Education Area, Journal of Research in Higher Education, e OEconomia: History / Methodology / Philosophy. É também membro da direção e Secretário Geral do CHER (Consórcio de Investigadores do Ensino Superior).

Alberto Amaral é doutorado pela Universidade de Cambridge, professor da Universidade do Porto e investigador do CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior. Foi reitor da Universidade do Porto de 1985 a 1998, é ex-membro do Conselho Executivo da Conferência dos Reitores Europeus, ex-presidente do CHER (Consórcio de Investigadores do Ensino Superior), ex-membro do IMHE (Institutional Management in Higher Education) da OCDE e é membro vitalício da Associação Internacional de Presidentes Universitários.

Doutorado em Engenharia Mecânica pelo IST em 1973, Diretor-Geral do Ensino Superior entre 1976 e 1980, Consultor do Banco Mundial na área da Educação de 1980 a 1991, Presidente da Conferência Regular para os Problemas Universitários do Conselho da Europa em 1983 e 1984, Presidente do Conselho Nacional de Educação de 1992 a 1995, Ministro da Educação de 1995 a 1999, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian de 2000 a 2015, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro desde abril 2015. Membro de várias instituições: The International Council of Higher; Education Accreditation (CHEA); Presidente do iTEC High Level Group; Fundação International Institute on the Alliance of Civilizations; Senior Adviser junto do Reitor da Universidade das Nações Unidas. Autor de várias publicações na área da Educação e na Ajuda ao Desenvolvimento.

Reitora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, sendo Professora Associada do Instituto, no qual leciona desde 1986, e onde concluiu o seu doutoramento em Sociologia (1996) e prestou provas de agregação (2003). Foi presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-2002), representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE (1999-2002), representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat (1996-2002) e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional (2005-2009). Exerceu ainda atividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições.


A equidade no acesso à educação: o que mudou com a pandemia?

EDULOG
VER PUBLICAÇÃO


principais momentos