27 de março de 2019
| Matosinhos
| Auditório do Colégio Efanor
Bárbara Wong, jornalista do Público, moderou o debate "Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?", no dia 27 de março de 2019, no Auditório do Colégio Efanor, e que contou com a participação de Ariana Cosme, Carlinda Leite, Filinto Lima e João Barroso.
Abertura de portas
Debate "Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?"
Encerramento
Ariana Cosme é professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordena o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE, Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, realizou um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil onde é professora visitante. Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão, sobretudo no domínio da Escolaridade Obrigatória, o que justifica a intervenção que, neste âmbito, tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de Escolas inseridas em Territórios socialmente vulneráveis, os TEIPs e em Projetos de Inovação Pedagógica, os PPIPs. É consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do novo modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola e coordena o estudo avaliativo sobre a implementação e generalização do referido programa.
Carlinda Leite é professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto onde tem exercido vários cargos (Presidente do Conselho Diretivo; Diretora de curso; Coordenadora de Departamento; Presidente da Comissão de Ética; …). Iniciou a carreira em 1973, exercendo, numa primeira fase, a docência no 2º ciclo da educação básica onde foi responsável pela orientação de estágios, formadora de professores de Ciências da Natureza e coordenadora de equipas de Orientadores Pedagógicos. No final dos anos 1990, a convite do Ministério da Educação, foi membro da equipa que acompanhou o Projeto de Gestão Flexível do Currículo e a sua generalização (em 2001) na Reorganização Curricular do Ensino Básico. Nos últimos anos tem estado envolvida em vários projetos no domínio dos estudos curriculares, da formação de professores e das políticas de educação e de avaliação quer das aprendizagens, quer de instituições e de cursos. É autora ou coautora de vários artigos, livros ou capítulos de livros nacionais e estrangeiros que têm a educação como objeto de estudo.
Licenciado em Direito, pós-graduado em Administração e Gestão Escolar e membro do órgão Conselho Executivo/Direção Executiva há 20 anos, 14 dos quais como presidente/diretor. É membro do Conselho das Escolas (órgão consultivo do Ministério da Educação) e presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Colaborador assíduo em vários órgãos de comunicação social com artigos sobre Educação. Autor e coautor de dois livros: Memórias de Um Presidente de Conselho Executivo (2006) e Movimento Associativo – Um Património de Oliveira do Douro (1997).
João Barroso é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na situação de aposentado desde 1 de fevereiro de 2014. Exerceu as funções de Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, entre 2011 e 2013 (julho), de Coordenador da Área Estratégica de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, entre 2009 e 2011 e de Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, entre 2005 e 2009. Doutorado e agregado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Exerceu a sua atividade docente e de investigação no domínio da Política e da Administração da Educação, sendo autor de diversos livros, capítulos de livros e artigos, nessa área, publicados em Portugal, Brasil, Espanha, França e Bélgica. Recebeu o Prémio Rui Grácio, atribuído em 1996 pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e pela Fundação Calouste Gulbenkian, à sua obra “Os Liceus. Organização Pedagógica e Administração (1836-1960)”. Foi responsável, a convite do Ministro da Educação, em 1997, pelo estudo sobre “Autonomia e Gestão das Escolas” que esteve na base da legislação aprovada sobre esta matéria. Publicou desde essa data diversos capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras sobre o mesmo tema.