Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências
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O que é que as ciências sabem sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita em português? Esta foi a pergunta que os editores do manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências colocaram a mais de 30 especialistas investigadores.
Esta publicação sintetiza as noções fundamentais sobre a alfabetização que um professor alfabetizador moderno deve conhecer; foca a literacia emergente, isto é, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a escrita e a leitura antes de chegarem à escola; e discute as dificuldades e as perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita.
Este manual é, por isso, uma fonte importante de atualização científica para os professores que ensinam a ler e a escrever, os professores do 1º ciclo, e para quem prepara essa aprendizagem, os educadores de infância. É também apropriado para estudantes do Ensino Superior, futuros professores, porque os coloca em contacto com um conjunto de descobertas científicas e conhecimento importantes para uma prática pedagógica fundamentada, destaca a relevância do conhecimento empírico e da sua permanente atualização e, através das sugestões pedagógicas e propostas de atividades, faz a ponte para o dia a dia na sala de aula.
O este manual corresponde à edição portuguesa do Manual do Curso ABC: Alfabetização Baseada em Ciência, publicado no Brasil.
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Coordenação
Carlos Francisco de Paula Nadalim
Editores
Rui A. Alves • Isabel Leite
Autores: Vários
Coordenador: Carlos Francisco de Paula Nadalim
Editores: Rui A. Alves, Isabel Leite
Título: Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências
Edição: Fundação Belmiro de Azevedo
Ano de edição: 2022
Dimensões: 21,6 x 2,5 x 27,9 cm
Páginas: 413
Depósito legal: 501790/22
ISBN: 978-989-53711-0-5