Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos estudantes do ensino superior do Grande Porto e Grande Lisboa


CIPES


EDULOG/DSES/2022

Através de uma caracterização socioeconómica, este projeto de investigação pretende conhecer o perfil dos estudantes que frequentam as instituições do ensino superior do Grande Porto e Grande Lisboa.

Coordenação Científica

António Magalhães

Maria José Sá


nov 2022

23 meses

8 investigadores


Sumário

Este estudo visa centrar a abordagem no perfil socioeconómico dos estudantes do ensino superior à escala dos dois maiores centros populacionais do país, de forma a contribuir para a construção de políticas que promovam a melhoria da vida dos estudantes do ensino superior no Grande Porto (GP) e Grande Lisboa (GL). 

Trata-se, assim, de saber quem são, onde estão, como vivem, como se deslocam e de que condições de apoio beneficiam os estudantes do ensino superior das áreas do GP e GL. 

Este estudo visa, também, caracterizar as políticas de fixação do número de vagas nas IES do GP e GL, no sentido de contribuir para a análise e enquadramento dos principais problemas com que os estudantes destas áreas se confrontam.

Assim, este estudo pretende cobrir aspetos relacionados com a identificação do perfil socioeconómico dos estudantes do ensino superior do GP e GL, a sua distribuição geográfica e os seus padrões de deslocação, as suas condições de vida e os apoios sociais.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Revisão da literatura e produção de instrumentos de recolha de dados empíricos

Recolha e análise de dados

Sistematização dos resultados e elaboração de recomendações

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos/as estudantes do ensino superior do Grande Porto e Grande Lisboa


Identificação dos proponentes

António Magalhães
Maria José Sampaio de Sá


CIPES
O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
http://www.cipes.pt/