5 de julho de 2022
| Porto
| Fundação de Serralves
Realizou-se nos dias 5 e 6 de julho de 2022, na Fundação de Serralves, no Porto, a Conferência Internacional EDULOG, subordinada ao tema Teacher Education: building an agenda for the 21st century.
Registration of participants
Opening session
Paulo Azevedo
Fundação Belmiro de Azevedo
Isabel Leite
Member of the EDULOG Advisory Board
Carlinda Leite
Centre for Research and Intervention in Education (FPCEUP)
João Costa
Minister of Education of Portugal
Coffee break
António Nóvoa
Formação de Professores: hoje e amanhã
Lunch break
Carlinda Leite
Perfil académico e profissional dos professores que, em Portugal, estão a formar professores
Isabel Leite
Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita
Coffee Break
Pedro Freitas
O Impacto do Professor nas Aprendizagens dos Alunos
João Pedro da Ponte
Estudos de aula na formação de professores de Matemática
Closing of the 1st day
Aileen é Professora de Prática em Formação de Professores na Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escócia. A sua investigação incide sobre a aprendizagem dos professores e o contexto político no qual essa aprendizagem ocorre. O ensino associado e o trabalho de desenvolvimento curricular permitem a aprendizagem dos professores de forma a acolher e apoiar uma população diversificada de alunos através da exploração de pedagogias para a aprendizagem de docentes que apoiem uma orientação transformadora e socialmente justa. Ela é coinvestigadora principal do projeto 'Measuring Quality in Initial Teacher Education' (www.mquite.scot), editora-chefe de Professional Development in Education (@PDiEJournal) e coorganizadora da Scottish Educational Research Association’s Teacher Education Network.
Anja Swennen é professora e investigadora aposentada da Vrije Universiteit Amsterdam, Países Baixos. O foco de sua investigação é o desenvolvimento da identidade e da profissão dos formadores de professores, bem como a política e a história da formação de professores. Autora, com colegas holandeses e internacionais, de artigos académicos e de livros como Being a Teacher Educator e The Struggle for Teacher Education, ambos publicados pela Routledge. Tem divulgado a sua investigação em apresentações e conferências nacionais e internacionais. Anja é membro ativo da Association of Teacher Education (ATEE) e atualmente coeditora do European Journal of Teacher Education.
Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi Reitor da Universidade de Lisboa (2006-2013) e Embaixador de Portugal na UNESCO (2018-2021). É Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genève) e Doutor em História (Universidade de Paris IV-Sorbonne). É Doutor Honoris Causa por seis universidades portuguesas e brasileiras. Recentemente, foi o coordenador do comité de pesquisa-redacção da Comissão Internacional que elaborou o último Relatório da UNESCO: Reimagining our futures together: A new social contract for education.
Carlinda Leite é professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto onde tem exercido vários cargos (Presidente do Conselho Diretivo; Diretora de curso; Coordenadora de Departamento; Presidente da Comissão de Ética; …). Iniciou a carreira em 1973, exercendo, numa primeira fase, a docência no 2º ciclo da educação básica onde foi responsável pela orientação de estágios, formadora de professores de Ciências da Natureza e coordenadora de equipas de Orientadores Pedagógicos. No final dos anos 1990, a convite do Ministério da Educação, foi membro da equipa que acompanhou o Projeto de Gestão Flexível do Currículo e a sua generalização (em 2001) na Reorganização Curricular do Ensino Básico. Nos últimos anos tem estado envolvida em vários projetos no domínio dos estudos curriculares, da formação de professores e das políticas de educação e de avaliação quer das aprendizagens, quer de instituições e de cursos. É autora ou coautora de vários artigos, livros ou capítulos de livros nacionais e estrangeiros que têm a educação como objeto de estudo.
Daniel Alvunger é Professor Associado em Educação no Departamento de Educação e Prática Docente da Universidade de Linnæus, Suécia, e editor associado do The Curriculum Journal. É membro do grupo de investigação Research on Educational Professions and Practices, dedicando-se a estudos curriculares e trabalho de professores com foco nas condições e padrões emergentes de criação de currículo em vários locais de atividade. Uma das suas publicação mais recentes é Curriculum making in Europe: policy and practice within and through diversos contextos (Emerald, 2021, co-editado com Priestley, Philippou e Soini).
Gert Biesta (www.gertbiesta.com) é Professor de Educação Pública no Centro de Educação Pública e Pedagogia da Universidade Nacional da Irlanda, em Maynooth, e Professor de Teoria e Pedagogia Educacional na Escola de Educação e Desporto Moray House, da Universidade de Edimburgo. A sua investigação centra-se na teoria da educação e na filosofia da investigação social e educacional. As suas áreas de interesse incluem professores, ensino e formação de professores, currículo, política educacional, educação para a cidadania democrática, educação artística, educação religiosa e educação de adultos. Livros recentes incluem: World-Centred Education: A View for the Present (Routledge 2021) e Educational Research: An Unorthodox Introduction (Bloomsbury 2020).
Isabel Leite é Professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora e membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia. Exerceu, como independente, as funções de Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário no XIX Governo Constitucional, onde trabalhou nas áreas relacionadas com o currículo e avaliação nas diferentes vias de ensino. Em 2009 e 2010 integrou o grupo de trabalho responsável pelo estudo psicolinguístico para o Estabelecimento de níveis de referência na aprendizagem da leitura e da escrita do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, realizado no âmbito do programa de acompanhamento e de monitorização do Plano Nacional de Leitura. Os seus interesses de investigação atuais recaem sobre linguagem e as habilidades de leitura e de escrita e os processos cognitivos e conhecimentos envolvidos nas etapas iniciais da aprendizagem da leitura. É membro do Conselho Consultivo EDULOG.
Qing Gu é Diretora do UCL Centre for Educational Leadership e Professora de Liderança em Educação. É ex-presidente da British Association of Comparative and International Education (BAICE), co-editora de Teachers and Teaching: Theory and Practice, editora associada do International Journal of Educational Development, membro do Research Standing Committee of the World Council of Comparative Education Societies (WCCES) e membro do Research Evidence and Impact Panel do Leadership College for UK Government. É investigadora sénior do Centro Ásia-Pacífico para Liderança e Mudança (APCLC) e Professora Honorária do Department of Education Policy and Leadership da Universidade de Educação de Hong Kong. Preside o Governance Committee of the national roll-out of the Early Career Framework programme na UCL IOE, que lidera uma parceria de 21 entidades em toda a Inglaterra, fornecendo aprendizagem profissional robusta para professores e mentores em início de carreira.
Kate Walsh é ex-presidente do National Council on Teacher Quality, USA, desde 2003. Considerando que os dados comparativos relevantes e amplamente acessíveis podem transformar a qualidade do professor, Walsh procurou incutir maior transparência e padrões mais elevados entre as instituições que mais influência têm junto dos professores: estados, distritos e programas de preparação de professores. Produziu o primeiro boletim sobre a qualidade dos programas de preparação de professores do país. Defensora implacável do acesso equitativo a bons professores, o trabalho de Walsh tem sido amplamente divulgado no The New York Times, The Washington Post, USA Today, NPR e PBS NewsHour, entre outros.
Investigador da Nova SBE da Universidade Nova de Lisboa.