Análise
por EDULOG
15 de abril de 2021 |
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esteve presente no lançamento virtual do EDUSTAT - Observatório da Educação e sublinhou a importância da recolha e do tratamento de dados estatísticos.
“Longe vai o tempo, não muito distante infelizmente no caso português, em que as estatísticas oficiais da educação quase se reduziam a um pequeno portefólio do número de matriculados, do número de diplomados, do número de escolas, do número de docentes. Governava-se, então, com base em perceções, em análises realizadas noutras realidades e assumidas como nossas e cada pessoa tinha as suas suposições, tornando os dados em torno da educação em exercícios muitas vezes de retórica, inconclusivos e pouco fundamentados.”
O EDUSTAT agrega 35 milhões de linhas de informação em atualização direta, num total de 200 indicadores, com 60% de informação relativamente a sistemas educativos internacionais e, até ao final deste ano, contará com mais 300 indicadores. A informação está agrupada em seis categorias: Educação Pré-Escolar, Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Superior, Grandes Números e EDU no Mundo.
A plataforma pretende ser uma ferramenta de apoio à investigação, aos decisores políticos, mas também às famílias, cumprindo, desta forma, a missão do EDULOG de contribuir para a democratização do acesso à informação na área da educação do público em geral. Para ir ao encontro das necessidades destes diferentes públicos, a plataforma é de fácil utilização e está centrada nos interesses de quem a está a utilizar, motivando um melhor conhecimento sobre as dinâmicas da educação.
Aos utilizadores será possível descarregar gráficos em formato PDF, consultar relatórios e análises, aceder a InfoStats, que são sínteses que analisam e contrapõem dados estatísticos sobre temas específicos da agenda educativa nacional e internacional, e conhecer quais as questões fundamentais do sistema educativo através das EDUFAQS. Porque ninguém precisa de ser especialista em educação para usar o EDUSTAT, a plataforma disponibiliza ainda um extenso Glossário. Mas quem é investigador conta com uma área especializada, designada Pro.
A apresentação da plataforma foi seguida do debate “A equidade no acesso à educação: antes e depois da pandemia” que contou com a presença dos ex-ministros Eduardo Marçal Grilo e Maria de Lurdes Rodrigues, e Alberto Amaral, membro do Conselho Consultivo do EDULOG. Brevemente, será disponibilizado um ebook contento as intervenções dos participantes, infografias sobre o tema da equidade e um manual de utilização da plataforma. Enquanto não preparamos esse material, o debate pode ser visto aqui.
O EDUSTAT é o resultado do trabalho conjunto de um consórcio de vários centros de investigação, a saber: CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho), GOVCOPP - Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (Universidade de Aveiro) e INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Laboratório Associado da Universidade do Porto). É uma plataforma de acesso livre.