Análise

Alunos europeus voltam à escola em setembro

por EDULOG


5 de agosto de 2016 |

Apesar das diferenças entre os sistemas educativos, a maioria dos países em toda a Europa tem calendários escolares muito semelhantes, diz o último relatório do Eurydice, “Organisation of school time in Europe 2015/2016”.

O ano letivo começa oficialmente no primeiro dia de setembro, em cerca de um terço dos países e regiões da Europa. Nos cinco países nórdicos, bem como na Holanda, Suíça e Liechtenstein as aulas geralmente começam entre meados e fim de agosto. Na Europa do Sul, os alunos regressam na segunda quinzena de setembro, é o que acontece na Grécia, Itália, Malta e Portugal.

A distribuição de feriados durante o ano escolar varia entre os países com exceção da pausa de Natal. Além das férias de verão, existem mais quatro períodos de pausas letivas em toda a Europa: férias de outono, feriados de Natal e Ano Novo, férias de inverno ou Carnaval, férias da primavera ou Páscoa.

Com a exceção das férias de Natal e Ano Novo, as restantes pausas diferem tanto na calendarização como na duração. Como alguns destes feriados estão relacionados com as datas do calendário flexíveis (Carnaval e Páscoa), o calendário muda ligeiramente de ano para ano. Em todos os países existem ainda dias adicionais de férias para ocasiões públicas ou religiosas. Os prazos e datas das férias escolares podem variar dentro de um país. Na Alemanha, Espanha, Itália, Áustria e Suíça, são as autoridades regionais que decidem a esse respeito. Na Noruega e na Suécia, a responsabilidade recai sobre os municípios, enquanto na Irlanda e no Reino Unido (Inglaterra e País de Gales) o calendário escolar é tradicionalmente decidido ao nível da escola. No entanto, no Reino Unido a liberdade para determinar os períodos de férias escolares pode ser limitada. O número de dias de ensino é geralmente fixado a nível central.

Na República Checa, França, Países Baixos, Polónia, Eslováquia e Eslovénia, cabe ás autoridades centrais fixar datas diferentes para alguns períodos de feriados, dependendo da área geográfica.

O ano letivo termina entre o final de maio e a segunda metade de julho. A pausa de verão começa na maioria dos países em meados de junho. A extensão das férias de verão varia muito em toda a Europa: de seis semanas em alguns Länder alemães, nos Países Baixos, e Reino Unido (Inglaterra e País de Gales), Suíça e Liechtenstein até às 13 semanas na Lituânia, Letónia, Itália, Portugal e Turquia. As férias de verão são geralmente mais curtas nos países onde os alunos têm férias mais frequentes e mais longas durante o ano letivo.

Em alguns países a duração das férias depende do nível de ensino. No ensino secundário, que engloba o secundário inferior (equivalente em Portugal ao 7.º, 8.º e 9.º ano) e o superior (10.º, 11.º e 12.º anos) os alunos normalmente estudam mais tempo, porque podem ter exames no final do ano.

Mas de modo geral, na Europa, o padrão de férias ao longo do ano escolar é semelhante, tanto para os alunos mais novos, ao nível do primário (equivalente em Portugal aos seis primeiros anos de escola) como para os do secundário. De notar, apenas ligeiras diferenças, por exemplo, na Grécia, Chipre, Lituânia e Sérvia, onde a pausa de verão é maior para os alunos mais novos do que para os restantes; o contrário acontece na Irlanda e Islândia.

partilhar