Do que se fala quando se fala de educação doutoral?

As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses


CIPES


EDULOG/ED/2020

Este projeto de investigação tem como objetivo conhecer, para o caso Português, o que constitui a educação doutoral, tanto na perspetiva das universidades, como na dos estudantes de doutoramento/doutorandos.

Coordenação Científica

Sónia Cardoso

Teresa Carvalho


jan 2020

24 meses

5 investigadores


Sumário

A educação doutoral encontra-se, atualmente, numa encruzilhada, marcada pela coexistência de dois paradigmas, um associado a uma visão mais tradicional, outro, associado a uma visão mais instrumental, do que esta educação é, ou deve ser.

O projeto procurará compreender a noção ou conceito de educação doutoral prevalecente, em Portugal, nos discursos e perceções, quer das universidades, quer dos estudantes de doutoramento. Paralelamente e com o intuito de enquadrar estas perceções, o estudo promoverá, também, uma caracterização da oferta de educação doutoral no país.

A metodologia a adotar será essencialmente qualitativa, sustentada na recolha, sistematização e análise de dados, quer veiculados nas páginas de internet das universidades sobre a sua oferta de educação doutoral, quer provenientes de entrevistas de grupo focadas com estudantes de doutoramento.

Os resultados serão disseminados através de relatórios, comunicações em eventos científicos, publicações científicas e de outras iniciativas de divulgação (por exemplo, um seminário), procurando maximizar a sua divulgação junto da comunidade académica e opinião pública em geral. Espera-se, ainda, que estes resultados possam vir a informar a iniciativas e políticas no âmbito da educação doutoral.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Caracterização da oferta de educação doutoral em Portugal

Análise das perspetivas institucionais sobre a ideia de educação doutoral

Análise das perspetivas dos doutorandos sobre a ideia de educação doutoral

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Do que se fala quando se fala de educação doutoral? As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses

Identificação dos proponentes

Sónia Cardoso
Teresa Carvalho


CIPES

O Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior é uma unidade de investigação criada em 1998 e é um dos principais centros a nível internacional dedicados à investigação do ensino superior. Colabora regularmente com os principais parceiros neste sector, tais como o MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Tem desenvolvido projetos de investigação financiados por várias entidades.
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