Formação inicial de professores

Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores


FPCEUP-CIIE


EDULOG/PAPP/2019

Um projeto de investigação que pretende aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico dos professores do ensino superior público que asseguram a formação inicial de professores em Portugal, tanto do ensino básico, como do ensino secundário.

Coordenação Científica

Carlinda Leite

Fátima Sousa-Pereira


dez 2019

18 meses

2 investigadores


Sumário

O projeto propõe-se realizar um estudo de investigação que permita aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico e profissional dos docentes que, nas instituições de ensino superior público, asseguram a formação inicial de professores (FIP) dos ensinos básico e secundário.

Baseado numa análise dos cursos que habilitam profissionalmente para a docência nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e do perfil dos formadores de professores dos cursos de mestrado que habilitam para a docência no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, o estudo focar-se-á nos docentes que asseguram as Unidades Curriculares (UC) relacionadas com o exercício docente/prática curricular em sala de aula (i. e. didáticas específicas, iniciação à prática profissional/prática de ensino supervisionada, estágio, currículo, avaliação da aprendizagem, metodologias de ensino-aprendizagem, …).

Com o objetivo de aprofundar dos dados recolhidos e analisados, realizar-se-ão também estudos de caso que permitam abarcar a formação inicial de professores na diversidade que a caracteriza.


equipa de investigação


estado de desenvolvimento

Análise documental 1

Análise documental 2

Estudos de caso

Evolução do Projeto


sobre o projeto

Título do Projeto

Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores


Identificação dos proponentes

Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Fátima Sousa-Pereira
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas



CIIE

O Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto é uma instituição de investigação científica no campo da educação, financiada pela FCT e sedeada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Criado em 1988, o CIIE centra a sua investigação em questões-chave da mudança e dos processos educativos e sociais numa perspetiva histórica, contemporânea e emergente, visando ampliar o papel da educação na promoção da igualdade, inclusão social e educativa e cidadania ativa.
www.fpce.up.pt/ciie/