Indicadores da educação básica e do ensino secundário: Perceções sobre o seu uso e utilidade social


Seminários


30 de junho de 2017

| Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

| Porto


Seminário de divulgação e discussão do Projeto Observatório da Educação, que tem como objetivo construir uma leitura crítica e ampla da educação através da sistematização de um conjunto de indicadores que permitam conhecer a situação atual, tendências de evolução e principais dinâmicas estruturais do sistema educativo português.


programa

14.30h

Apresentação do Projeto Observatório da Educação
Pedro Teixeira | CIPES/UPorto, coordenador do projeto


15.00h

Indicadores da Educação Básica e do Ensino Secundário: uma leitura analítica
Carlinda Leite | CIIE/FPCEUP


15.20h

Prevenir o abandono escolar: uso de indicadores
Testemunhos de escolas do OBVIE: AE V. N. Famalicão, AE dos Carvalhos, AE de Vilela, AE de Perafita, AE de Santa Bárbara e AE de Souselo


16.00h

Intervalo


16.30h

Mesa redonda: Debate em torno dos indicadores e sua utilidade social
David Justino | Presidente do Conselho Nacional de Educação
João Baptista | Sub-Diretor Geral da DGEEC
José Oliveira | Adjunto da Vereação da Educação
Coordenação: Amélia Lopes | CIIE/FPCEUP


17.30h

Encerramento


oradores

Pedro Teixeira é Diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES) e Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É assessor de Ensino Superior e Ciência do Presidente de Portugal desde abril de 2016. Foi Vice-Reitor de Formação e Organização Académica da Universidade do Porto (2014-2018) e foi também membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal (2014-2018). É membro do Conselho de Administração da Fundação BIAL (desde 2015) e membro do Conselho Consultivo da Educação da Fundação Francisco Manuel dos Santos (desde 2013). Também tem integrado os painéis de avaliação da European University Association (EUA) e da Associação Europeia de Garantia de Qualidade no Ensino Superior (ENQA). Foi membro do Conselho Editorial das seguintes revistas: Higher Education, European Journal of Higher Education, Higher Education Policy, Journal of the European Higher Education Area, Journal of Research in Higher Education, e OEconomia: History / Methodology / Philosophy. É também membro da direção e Secretário Geral do CHER (Consórcio de Investigadores do Ensino Superior).

Carlinda Leite é Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora sénior no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), pertencendo à sua direção. É membro da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), onde preside às Comissões que avaliam os cursos universitários de Educação/CE. Tem coordenado vários projetos de investigação no campo da educação, da avaliação e dos estudos curriculares em geral. Tem exercido vários cargos no sistema educativo português.

Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e Membro da Comissão Científica do Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa. Foi Presidente do Conselho Nacional de Educação e Assessor para os Assuntos Sociais da Presidência. É membro do Conselho Consultivo EDULOG.

João Oliveira Baptista é subdiretor da Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC), onde produziu inúmeros relatórios sobre Educação e Ensino Superior em Portugal. É doutorado em Física Matemática pela Universidade de Cambridge e, no passado, trabalhou em projetos de empreendedorismo social na educação e como investigador de pós-doutoramento na Universidade de Amesterdão e no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

José Oliveira é Adjunto da Vereação da Educação